sábado, 31 de dezembro de 2011

Ano novo vida nova!!!



Ano novo vida nova!!!
Assim diz o ditado popular, e assim esperamos, e desejamos com muita alegria no coração.
Após celebrar o Natal, a festa do nascimento de Deus feito homem, a Igreja inicia a celebração do rito da esperança, ou seja, ela se une a nós no desejo e na espera de um futuro melhor, de um mundo centrado na Paz, no amor, na fraternidade, enfim, de um mundo mais cristão.
Inicia-se agora o Ano Novo, um novo dom de Deus para nós, uma nova oportunidade que o Senhor nos dá para deixar que o Seu plano se realize em nossas vidas, para que o Reino de Deus possa estar em nós, pois, Deus quer construir uma nova vida em nós, que habitar em nós, quer que a nossa história tenha um significado dentro da Sua história de Salvação; Deus quer entendamos o seu projeto de amor em nossas vidas e o coloquemos em prática.
Gosto de olhar o tempo de forma teológica, sabendo que para Deus, não existe presente, passado ou futuro, porque Deus é o Eterno Presente, e que o tempo ( Kronos ) existe só para nós que somos seres limitados e condicionados, e assim estendendo esta reflexão, percebo que o tempo é Sagrado, é um presente de Deus para nós, no qual, Deus quer entrar na história, na nossa história pessoal, a qual não é uma série de acontecimentos desconectados uns dos outros, que se desenrolam sem significado, mas pelo contrário, este tempo (kairós) é o espaço que Deus nos da para realizar o seu plano, de forma que cada um de nós possa se abrir ao Infinito, a Deus que se fez Carne e habitou entre nós, para que seja Ele diretamente o agente em nossa vida, em nosso tempo.
Busquemos neste Ano Novo a Vontade do Pai!!!! Só nela está a nossa completa Felicidade!!!!
Acredito profundamente que “tudo caminha para o bem daqueles que amam a Deus!” e se buscamos a Vontade do Senhor em nossa vida, com sinceridade, mesmo que erramos, o Senhor a um certo momento entra na nossa história e faz com que a Sua vontade seja feita em nós, porque é Ele o Senhor da história, é Ele que tem o mundo em Suas mãos, e não nós!
Devemos apenas ter o cuidado para não jogar fora à obra que o Senhor deseja realizar em nós, e por isso devemos colaborar com Ele. Don Tonino Bello um grande bispo da Igreja, em uma de suas homilias para as famílias, dizia: “Caros amigos, jogai bem o jogo da vida, porque agora já estamos no segundo tempo!”
Contudo, a Igreja que é a nossa Mãe e Mestra, consagra este início de ano, a Santa Mãe de Deus, a Virgem Maria, e por isso nos propõem o exemplo de Maria, que meditava todas as coisas no coração, que se deixava conduzir pelos ensinamentos de Deus, que buscava cada dia, nos acontecimentos de sua vida perceber o que Deus queria lhe dizer.
Maria Santíssima meditava e guardava todas as coisas no coração!
Literalmente traduzindo estas palavras “meditava e guardava em seu coração”, significam que Nossa Senhora, não só refletia sobre os acontecimentos, buscando ver neles a Vontade do Pai, mas, sobretudo, se apropriava da palavra e das promessas que o Senhor lhe havia feito, e como alguém que recorta trechos e palavras de um artigo, para colá-los em uma folha, e tê-los como centro estrutural deste novo texto, assim fazia Maria Santíssima com a Palavra de Deus em seu coração, em sua vida.
A exemplo de Nossa Senhora, somos chamados a colocar em nosso coração os vários trechos dos ensinamentos de Deus, e costurá-los em nossa vida, para realizar o Plano que Deus tem para nós neste ano.
Olhando para trás, sonhamos e esperamos um mundo melhor, o qual podemos construí-lo com a nossa vida e com nosso exemplo, de modo que nos tornemos portadores da Paz, da Esperança!
Lembro-me agora de uma mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz que diz: (…) O fruto do Amor é o Perdão, e o fruto do Perdão é a Paz!!! (…)”.
Lembremos que este ano que inicia, é uma nova página do livro de nossa vida, no qual podemos deixar Deus escrever, e também escrevermos o que Deus quer, deixando que a vontade de Deus seja acolhida em nossa alma e em nosso coração, como fez Maria Santíssima, que invocamos a intercessão sobre nós!
Gostaria de invocar sobre nós também, a intercessão de Dom Bosco, que olhando alguns garotos que andavam em cima da corda bamba, disse a um padre de sua congregação: “Meu segredo desde o tempo de garoto, foi este, nunca olhar para trás, para não me prender às imagens que já passaram; nunca olhar para os lados, para não me distrair com o barulho ao me redor; e nunca olhar para o vazio abaixo dos meus pés, mas sempre olhar para frente, com os olhos fixos e a atenção voltada para o Senhor!” Que possamos também nós aprender a caminhar na “corda bamba” de nossa vida, com o olhar sempre fixo no Senhor!
Que também nós, guiados por Maria Imaculada, seguindo o seu exemplo de fé, e ajudados por Dom Bosco, possamos ter um ano cheio de esperança e abandono no Senhor!
Que Maria, Rainha da Paz, nos abençoe!!!!
Deixo-lhes a bênção do Senhor:
“O Senhor vos abençoe e vos guarde.
O Senhor vos mostre o Seu rosto e tenha Misericórdia de vós.
O Senhor volte para vós o Seu rosto e vos dê a Sua Paz.
O Senhor vos abençoe.
Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
Caminhem e permaneçam na paz, pois ela é o maior dom que temos. E sobre tudo tenham esperança em Cristo Jesus, Nosso Senhor!

PE. MATEUS MARIA, FMDJ MOSTEIRO REGINA PACIS
[Fonte: Atualização de artigo de 31.12.2008, no site rainhamaria.com.br]

Nenhum comentário: